Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou
profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses
mútuos.
São relações entre os indivíduos na comunicação por computador, o que também
pode ser chamado de interação social, que tem como objetivo conectar pessoas e
proporcionar a comunicação.
Atualmente, essas redes estão presentes em sites de relacionamento online, na web.
Os exemplos mais populares de redes sociais são o orkut, facebook, e myspace
dentre outros.
O Orkut é a rede social mais popular entre os brasileiros. Seu uso é tão fácil que os
brasileiros acabaram dominando a rede e tem hoje milhões de usuários. Para fazer
parte do Orkut antes era preciso ser convidado por algum membro, mas devido sua
grande audiência, o Google decidiu liberar o acesso e permitir a participação de todos,
onde os internautas tem uma página pessoal onde podem adicionar, além de seus
dados pessoais e profissionais, amigos, criar comunidades online e participar das
já existentes, enviar recados para sua rede de contatos e para quem ainda não faz
parte dela, criar álbuns de fotos e paquerar, flertar, namorar. E, o mais importante para
grande parte das pessoas, vasculhar a vida de outras pessoas.
As redes sociais tem o lado bom de aproximar pessoas de diferentes lugares, mas
a facilidade de criar perfis e comunidades também tem um lado negro, com atos de
preconceito e discriminação.
As redes sociais são capazes de expressar idéias políticas e econômicas inovadoras
com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes. Esse segmento
que proporciona a ampla informação a ser compartilhada por todos, sem canais
reservados e fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível,
graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação,
à globalização, à evolução da cidadania, à evolução do conhecimento científico sobre
a vida, unindo os indivíduos e organizando-os de forma igualitária e democrática e em
relação aos objetivos que eles possuem em comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário